quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO VISTO PELOS GRANDES TÉORICOS DA APRENDIZAGEM



Denomina-se as teorias da aprendizagem em psicologia e educação, aos mais diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. As concepções de aprendizagem que possui maior destaque na educação atual são as: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e David Ausubel. O cognitivismo é de grande destaque para esse estudo, no qual cognição tem como definição, o ato de conhecer, ou seja, como o ser humano conhece o mundo. A enfâse do cognitivismo está nos processos mentais do individuo, que são eles dificilmente observáveis como: organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento, comportamentos relativos à tomada de decisões, entre outros; não concentrando nas operações mentais. Os maiores teóricos nesta perspectiva citamos Piaget e Vigotsky.
Jean William Fritz Piaget, foi um dos pensadores mais influentes da Educação. Caracterizado por estudar as questões epistemológicas, definido como o estudo do desconhecido desde o menor ao maior grau. Para Piaget, a aprendizagem é um produto do meio ambiente, as pessoas, fatores que são externos aos alunos, sendo o conhecimento adquirido em processos educativos sejam eles formais ou não-formais. O processo construtivismo ganha muito destaque no trabalho de Piaget, para ele as crianças possuem um papel bastante ativo na construção do seu próprio saber, onde a ação é comandada pela necessidade e pelo interesse que possui em uma determinada situação. 
O significativo estudo de Piaget a respeito do pensamento operatório formal que é fundamental para qualquer pessoa que tenha de resolver problemas sistematicamente, pode ser desenvolvido e está sendo utilizado em sessões educativas de aprendizagem, e para isso se torna necessário o erro ou conflito para que se tenha um desenvolvimento mental contínuo, porque o conflito com o que você sabe e ao mesmo tempo você não sabe forma então, o conhecimento. A aprendizagem para Piaget, depende de uma estrutura hierárquica, sendo importante atentar-se ao nível cognitivo daquele que irá realizar determinada atividade, para que se tenha um efeito concreto.
A organização diante daquilo que acontece na nossa mente e o desenvolvimento cognitivo, se dar por meio de esquematização para Piaget. Inicialmente nos deparamos com desequilíbrio que retrata a dificuldade que existe se aprender logo, em seguida há a assimilação que ocorre juntamente com a acomodação, sendo a assimilação, quando a mente já não se modifica diante determinada situação, ocorrendo dois processos: a mente desiste ou então, se modifica. No caso, se ocorrer a modificação, surge a  acomodação, buscando a construção de novos esquemas de assimilação e resultando em prover a descoberta e posteriormente a construção do conhecimento. Por fim, sendo o equilíbrio, responsável por essa nova aquisição de conhecimentos, concluindo com a adaptação da nova modificação do conhecimento na mente. 
As fases de desenvolvimento cognitivo na teoria de Piaget é definida em quatro estágios, cada um responsável por determinadas construções, são eles: sensório-motor (0-2 anos), pré-operatório (2-6 anos), operatório concreto (7-11 anos), operações formais (11-14 anos).
Portanto, referindo mais uma vez a Piaget e a importância dos seus estudos para a educação, o bom professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, busque então o reequilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir com o meio. Diante dessas situações o professor deve ter passos para posicioná-lo (propondo atividades para proposições de soluções, a busca pessoal de informações, entre outros) e fazer com que esse aluno exerça um papel ativo e construa seu conhecimento, sob orientação do professor.
Referindo-se agora sobre um grande teórico da psicologia, chamado David Ausubel conhecido bastante pela criação da teoria aprendizagem significativa, possui uma frase de grande referência, sendo ela: "Que quanto mais sabemos mais aprendemos". Para Ausubel, o que é realmente importante e que influência na aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. A partir do que ele sabe, é possível basear nisso nos seus ensinamentos. Conhecido pela hierarquização de conceitos, que se estruturam como uma "andamaria", onde existe uma problematização para então chegar na organização da nossa mente, comparado a então os mapas conceituais, que representam um conjunto de proposições organizadas também na hierarquização dos conceitos.
Considerada a aprendizagem significativa quando novos conhecimentos, sejam eles a partir de conceitos, ideias, proposições, modelos, fórmulas; passam a significar algo para o aprendiz, sendo ele capaz de explicar com suas próprias palavras e quando é capaz de ser ativo para solucionar problemas novos. Importante ressaltar que essa teoria de aprendizagem em sala de aula, fornece contribuições e estratégicas que o professor possa construir para efetivamente lecionar. Porém, o comprometimento pela obtenção de conhecimentos não depende apenas do professor, mas sim depende muito do aluno. O professor é o facilitador do processo e o aluno é que estabelece se quer aprender significativamente ou não.
Tendo em vista a contribuição de Ausubel e Piaget, outro grande estudioso na área da aprendizagem, chama-se Henri Wallon, o desenvolvimento cognitivo segundo Wallon, tem como estudo a psicogênese da pessoa completa, ele admite que o organismo atue como a primeira condição para o pensamento, no qual toda a função psíquica pressupõe de um componente orgânico. A principal palavra dessa Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa proposta por Wallon, é a relação.
Wallon, destaca um tipo de manifestação específica para o estudo na qual denominamos de manifestação afetiva, o que o levou estudar profundamente, em que as emoções são uma das primeiras manifestações que se fazem presente e é liberada pelo contato com o meio social. Sendo o meio social o motivador para emoção humana e está como propulsora da cognição, sendo mais uma evidência da manifestação orgânica do psiquismo. Diferenciando a teoria de Piaget o qual buscou a inteligência, Wallon fez questão de estudar a pessoa inteligente. 
Os estágios do desenvolvimento mental desse estudo, são: impulsivo-emocional(1º ano de vida), movida como já diz o nome, pela emoção; sensório-motor e projetivo(1-3 anos), caracterizado pela exteriorização do pensamento, de acordo com as manifestações; personalismo(3-6 anos), existência da autoridade, crença; categorial (6-10 anos) característica principal é a presença da disciplina; predominância funcional(10-12 anos) onde se há uma redefinição da personalidade.
A teoria pedagógica proposta por Wallon, nos faz refletir que diante todos os outros ele foi o diferencial por mostrar que o desenvolvimento intelectual é muito mais do que apenas um cérebro, mas também as emoções possuem sim grande significado nessa construção do conhecimento.
Um dos maiores teóricos, chamado Lev Vygotsky desenvolveu uma teoria na qual o resultado implica em transmitir a geração em geração. O desenvolvimento cognitivo do aluno não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente, mas se dá por meio da interação com o meio social, com as experiências e as ideias com outros indivíduos.
A aprendizagem diante esse teórico, deve se dá por meio em que o professor elabore estratégias que levem o aluno a torna-se mais independente, estimulando o conhecimento potencial que ele possui, como também proporcionar trabalhos em grupo com técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem do aluno e eliminar qualquer sensação de isolamento desse aluno.
Nota-se o quanto é significativo o entendimento das teorias de aprendizagem de cada autor, para que se tenha maior compreensão sobre a construção do conhecimento no ser humano. Apesar de partirem de questões diferentes, eles compartilhavam de preocupações, em comum, que são elas: o que origina o conhecimento humano? Como se desenvolve o conhecimento humano? Quais os fatores determinantes?, entre outros. Preocupações essas que eles tiveram e hoje são aplicadas e se faz presente em diversas escolas e universidades para evolução da relação de educador e educando. A interação do meio, a aprendizagem significativa, a emoção com a preocupação além do cérebro, como também, a importância do estudo da busca da inteligência; teorias de aprendizagem que hoje pedagogicamente é  essencial nas salas de aula e em diversos estudos.

Um comentário:

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